Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1105
Title: Escola bíblica dominical contemporânea: crises, paradigmas e perspectivas
metadata.dc.creator: Paiva, Abdias Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Escola bíblica dominical;Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas;Educação cristã;Educação a distância;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Sunday Bible school;Evangelical Church Assembly of God in Amazonas;Christian education;Distance education
Issue Date: 31-Aug-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: PAIVA, Abdias Martins. Escola Bíblica Dominical contemporânea: crises, paradigmas e perspectivas . 2021. 209 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2021.
Series/Report no.: TD;234
metadata.dc.description.resumo: O tema da pesquisa é a Escola Bíblica Dominical (EBD), uma instituição formadora da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM). A pesquisa busca compreender as crises, os paradigmas e as perspectivas da EBD na contemporaneidade. As crises da modernidade e as mudanças constantes de paradigmas na sociedade afetam, também, a membresia da igreja. Diante disso, há a necessidade da busca por possibilidades de ação em meio a este contexto. Diante disso, a partir de pesquisa bibliográfica, com fontes documentais da IEADAM, a pesquisa defende a tese de que o ensino e a educação a distância têm todas as prerrogativas para dinamizar o ensino temático e sistemático da Escola Bíblica Dominical da Igreja Assembleia de Deus no Amazonas. Para tanto, propõe o uso das mídias digitais e redes sociais como recurso midiático capaz de socializar a Escola Bíblica Dominical e expandir o número de pessoas participantes do estudo da Bíblia pela modalidade de ensino a distância. Para isso, contextualiza a EBD e apresenta o surgimento histórico do seu modelo, analisa as causas da crise da redução de pessoas cristãs matriculadas em relação ao número de membros e congregados da IEADAM, para, então, propor o ensino e educação a distância em comunidades virtuais de mesmo interesse utilizando os recursos das mídias digitais, plataformas e redes sociais para o ensino da Bíblia. Constatou-se que a EBD contemporânea apenas estimula o discipulado e tem deixado em segundo plano a evangelização, e que ela se preocupa apenas com a educação cristã de membros e congregados, deixando os aspectos da educação integral para o ensino formal das escolas públicas e particulares. Concluiu-se que os recursos midiáticos pelas plataformas digitais e redes sociais dinamizam ensino a distância da EBD em comunidade virtual de mesmo interesse, possibilitando que as pessoas obtenham o material didático das lições bíblicas no formato digital para estudar a Bíblia vencendo as barreiras do tempo e espaço.
Description: 209 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1105
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paiva_am_td234.p.pdfTexto completo PDF1.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons