Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1073
Title: A (in)tolerância religiosa à eutanásia: um estudo de caso com uma turma do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior de Vitória da Conquista - BA
metadata.dc.creator: Spósito, Auriceia Ferreira Souto
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Religião;Eutanásia;Bioética;ÉTICA E GESTÃO;Religion;Euthanasia;Bioethics
Issue Date: 19-Jan-2021
Publisher: Faculdades EST
Citation: SPÓSITO, Auriceia Ferreira Souto. A (in)tolerância religiosa à eutanásia: um estudo de caso com uma turma do curso de fisioterapia de uma instituição de ensino superior de Vitória da Conquista - BA. 2020. 64 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TMP;680
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação surgiu do interesse em investigar a pluralidade cultural na sala de aula do ensino superior e como ela se manifesta diante do tema “eutanásia”. O corpus consiste numa turma da disciplina de Bioética e Deontologia do IV Semestre do curso de Fisioterapia da Faculdade Independente do Nordeste, situada na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Os discentes participantes desta pesquisa totalizam 27 pessoas, sendo 23 mulheres e quatro homens. Para o desenvolvimento desta pesquisa, amparamo-nos em estudos de diversas áreas, sobretudo, da Teologia, Filosofia, Sociologia e Educação. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa, sendo desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e realizada uma entrevista por meio de um questionário. A pergunta norteadora desta pesquisa é: A religião influencia o nível de tolerância em relação à eutanásia? A análise dos dados contemplou as respostas das sete perguntas do questionário, sendo quatro objetivas e três discursivas. Partimos da hipótese de que o ensino superior, por ser um espaço que ampara a diversidade entre os estudantes, propicia a manifestação das diferenças de maneira respeitosa. Segundo os resultados, dos 27 entrevistados, 16 são favoráveis e 11 são contrários à prática da eutanásia. No entanto, apesar da manifestação contrária à prática de tal procedimento, a totalidade dos informantes afirmou não ter passado por constrangimento, nem se sentiu ofendida ou ofendido, pela abordagem do tema “eutanásia” em aula, havendo respeito às opiniões contrárias.
Description: 64 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1073
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sposito_afs_tmp680.pdfTexto completo PDF1.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons