Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/107
Title: O impacto da violência familiar no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes
metadata.dc.creator: Gonçalves, Elisabete Alerico
metadata.dc.contributor.advisor1: Redin, Euclides
Keywords: Família;Violência doméstica;Criança e adolescente;EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFANCIA E JUVENTUDE;Family;Violence;Child and adolescent
Issue Date: 23-Dec-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: GONÇALVES, Elisabete Alerico. O impacto da violência familiar no processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes. 2009. 66 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Para tratar de violência familiar contra crianças e adolescentes é necessário conhecer um pouco mais sobre o tema. Portanto, faz-se essencial que se conheça sua estrutura conceitual, ou seja, os tipos de violência e suas causas e conseqüências. No decorrer desta dissertação também serão abordados temas sobre a cumplicidade existente entre o agressor e a vítima e o que a leva a manter relações de confiança e silêncio. O tema será apresentado também frente ao olhar educacional, onde a relação escola x comunidade passa por uma análise crítica, ressaltando o papel da instituição de ensino e a importância das propostas pedagógicas. Essa visão será fundamental, uma vez que é necessário saber como as crianças e adolescentes, vítimas da violência familiar, estão sendo assistidas pela educação brasileira, sendo que a educação é aspecto primordial para seu processo de desenvolvimento. Prosseguindo sobre o assunto, apresento ainda os aspectos legais sobre a violência familiar em crianças e adolescentes o posicionamento do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Ministério Público em relação às vítimas, os procedimentos e as medidas adquiridas para a solução do problema. Por fim, faz-se uma coletânea da realidade apresentada em toda a dissertação com algumas propostas para que contribua de alguma forma para amenizar o impacto da violência doméstica no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente vítimas do descaso, do desrespeito e do abandono.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/107
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
goncalves_ea_tmp93.pdf293.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.