Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1065
Title: Um projeto de esperança: os oráculos de salvação em Dêutero-Isaías
metadata.dc.creator: Schmitt, Gustavo
metadata.dc.contributor.advisor1: Kilpp, Nelson
Keywords: Dêutero-Isaías;Esperança;Exílio Babilônico;Profecia;Antigo Testamento;TRADIÇÕES E ESCRITURAS SAGRADAS;Deutero-Isaiah;Hope;Babylonian Exile;Prophecy;Old Testament.
Issue Date: 10-Aug-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: SCHMITT, Gustavo. Um projeto de esperança: os oráculos de salvação em Dêutero-Isaías. 2020. 228 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;223
metadata.dc.description.resumo: Esta tese tem como objeto de estudo o tema da esperança nos oráculos de salvação de DêuteroIsaías (Is 41.8-13; 14-16; 43.1-7; 44.1-5). O exílio babilônico tornou-se um divisor de águas na história de Israel. Ao mesmo tempo que foi um período terrível, também foi um tempo para grandiosas produções teológicas. Busca-se compreender como a esperança se desenvolveu entre os israelitas exilados e as israelitas exiladas na Babilônia e qual foi a relevância para a fé. O livro do Dêutero-Isaías foi escolhido para ser a base do desenvolvimento da presente pesquisa, com foco nos oráculos de salvação, os quais são fundamentais para compreender todo o desenvolvimento teológico durante o exílio. A dor e o sofrimento, ocasionados pela perda do Templo de Jerusalém e pela deportação, fez com que as pessoas exiladas lamentassem diante de Javé. O culto alternativo durante o exílio tornou-se o espaço adequado para o desenvolvimento da esperança via os oráculos de salvação. Uma vez que o Deus de Israel se comoveu pela dor de seu povo, ele colocou em prática o seu projeto de esperança. O tema da esperança se desenvolveu dentro de aspectos teológicos e antropológicos, no qual as pessoas exiladas puderam reconhecer os seus pecados e perceber que Javé não os abandonou. O Deus de Israel coloca toda a história em movimento para a construção de um futuro utópico, no qual as pessoas exiladas puderam sonhar com uma volta para a terra prometida. Deste modo, a profecia assumiu um papel importante na conscientização das pessoas exiladas, uma vez que eles estavam imersos na religiosidade e cultura babilônica. O desenvolvimento da esperança mostra-se importante para toda a humanidade, em especial para a América Latina, lugar em que se vive em “exílio”.
Description: 228 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1065
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
schmitt _g_td223.pdfTexto completo PDF1.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons