Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/106
Title: Projeto rede de apoio social: transformando sofrimento em competência
metadata.dc.creator: Costa, Celoi Araujo dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Voigt, Emilio
Keywords: Redes de relações sociais;Política urbana - Balneário Pinhal (RS);Psicologia comunitária;PRÁTICAS SOCIAIS E CUIDADO;Social support networks;Urban policy - Brazil;Community psychology
Issue Date: 23-Dec-2009
Publisher: Faculdades EST
Citation: COSTA, Celoi Araujo dos Santos. Projeto rede de apoio social: transformando sofrimento em competência. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2009.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar o impacto do Projeto Rede de Apoio Social nas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Considera-se, portanto, importante situar o contexto econômico da nossa sociedade atual, bem como os desafios presentes aos municípios na criação de alternativas e implantação de políticas públicas a fim de incluir os cidadãos menos favorecidos economicamente. Na seqüência, descreve-se o objeto da presente pesquisa, contextualizando o Projeto Rede de Apoio Social, bem como o propósito da implantação deste no município do Balneário Pinhal. O aprofundamento teórico concretiza-se a partir dos eixos escolhidos: Família e Pobreza, Programa Bolsa Família, Terapia Comunitária, Resiliência, Ética, Redes Sociais e Cuidado, estabelecendo uma relação entre o referencial teórico e o contexto que norteia o estudo realizado. Logo em seguida, definiram-se, com relação ao delineamento da pesquisa, os instrumentos que foram utilizados na coleta dos dados, juntamente com o levantamento dos mesmos. Através dos resultados obtidos com a pesquisa, acredita-se que se possa analisar o impacto do Projeto Rede de Apoio Social, não só entre os beneficiários do Programa Bolsa Família, mas na comunidade como um todo, inclusive no Poder Público Municipal. Através deste, pretende-se reafirmar a importância da implantação de políticas públicas emancipatórias, que favoreçam iniciativas que possibilitem alternativas de renda, bem como a organização da sociedade civil, favorecendo assim, a emancipação de cada cidadão de forma íntegra e digna.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/106
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
costa_cas_tmp92.pdf495.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.