Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1056
Title: A condição e situação dinâmica de ser humano e o libertar das e para as imagens de mundo e imagens de Deus
metadata.dc.creator: Zilse, Raphaelson Steven
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Hermenêutica;Antropologia;Decolonialismo;Estética;Ética;TEOLOGIA SISTEMÁTICA FUNDAMENTAL;Hermeneutics;Anthropology;Decolonialism;Aesthetics;Ethics
Issue Date: 26-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: ZILSE, Raphaelson Steven. A condição e situação dinâmica de ser humano e o libertar das e para as imagens de mundo e imagens de Deus. 2020. 317 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;222
metadata.dc.description.resumo: Esta tese tem o intento de ser uma reflexão humana situada sobre a humanidade em seu desenvolvimento antropocosmológico, mas cujas relações concretas construíram as plurais e desiguais situações nas quais cada ser humano é, e as narrativas sobre estas histórias: as imagens de mundo e as imagens de Deus. Assim, partindo de um olhar crítico, no primeiro capítulo se busca retraçar a história-filosofia-teologia, buscando as discrepâncias que não apenas não conseguem abarcar a realidade, mas, muitas vezes, suprimem quaisquer relatos que buscam mostra-las. Desta forma, ao refletir sobre as situações contemporâneas em seu ter vindo a ser histórico, dialoga-se também antropo-teo-logicamente, aqui, nos capítulos subsequentes, com dois autores escolhidos por suas reflexões humanizadoras: Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher (1768-1834) e Juan Luis Segundo (1925-1996). A hermenêutica intrigante é fruto deste diálogo, onde uma interpretação é posta como interpenetração, um dialogar-se-com artístico, ao mesmo tempo em que político. Como último momento, desenvolve-se uma reflexão teológica que busca prezar pelo Espírito da Sabedoria da Vida, que coloca o humanizar acima até mesmo de imagens de mundo e imagens de Deus.
Description: 317 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1056
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
zilse_rs_td222.pdfTexto completo PDF3.05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons