Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1053
Title: Percepção de aspectos éticos no serviço público federal: um estudo na Universidade Federal do Ceará
metadata.dc.creator: Batista, Maria Nasare Sales
metadata.dc.contributor.advisor1: Schaper, Valério Guilherme
Keywords: Ética;Gestão Pública;Universidade Federal;Servidores públicos;ÉTICA E GESTÃO;Ethics;Public Management;Federal University;Public Servants
Issue Date: 10-Nov-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: BATISTA, Maria Nasaré Sales. Percepção de aspectos éticos no serviço público federal: um estudo na Universidade Federal do Ceará. 2020. 70 p Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TMP;671
metadata.dc.description.resumo: Atualmente se percebe uma preocupação com a dimensão ética da vida social em todos os campos, especialmente na interação entre economia e política, e no exercício das funções públicas. A presente pesquisa trata da percepção dos aspectos éticos no serviço público, sendo orientada pela seguinte questão: como os elementos da ética pessoal, da ética no trabalho e das normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas são percebidos pelos servidores públicos da Universidade Federal do Ceará? O objetivo geral desta investigação foi analisar a percepção dos servidores da Universidade Federal do Ceará a respeito dos deveres morais e éticos que orientam o comportamento dos servidores públicos. A pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, e fez uso do estudo de caso único para atingir os objetivos traçados, através de dados secundários, obtidos em pesquisa institucional realizada pela Universidade Federal do Ceará, junto aos seus servidores técnico-administrativos. O quantitativo de respondentes dessa pesquisa foi de 347 servidores técnico-administrativos, representando 10,15% da população dos servidores técnico-administrativos da UFC, pois, de acordo com o Anuário Estatístico da UFC 2019, base 2018, há um total de 3.420 servidores técnico-administrativos ativos. Após os resultados da investigação, constatou-se que os objetivos levantados foram alcançados. Os pressupostos 1 e 3 levantados na pesquisa foram confirmados e o pressuposto 2 não foi confirmado. Depreende-se que esta investigação contribuiu para fomentar a discussão da ética no âmbito da UFC e espera-se que, com isso, fomente propostas de elaboração de políticas na prática de gestão da ética.
Description: 70 p.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1053
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
batista_mns_tmp671.pdfTexto completo PDF1.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons