Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/105
Title: Aconselhamento pastoral: a práxis numa instituição de saúde mental
metadata.dc.creator: Hoss, Geni Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Laura Franch Schmidt da
Keywords: Aconselhamento pastoral;Saúde mental;Equipe multidisciplinar de apoio;Reintegração social;Autonomia;Espiritualidade;ACONSELHAMENTO PASTORAL;Pastoral counseling;Mental health;Multidisciplinary support team;Social reintegration;Autonomy;Spirituality
Issue Date: 2-Jan-2010
Publisher: Faculdades EST
Citation: HOSS, Geni Maria. Aconselhamento pastoral: a práxis numa instituição de saúde mental. 2010. 61 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2010.
metadata.dc.description.resumo: As correntes humanísticas e as recentes pesquisas na área da Saúde Mental contribuíram de forma significativa para a reforma psiquiátrica no Brasil. Esta vinha sendo preparada desde os anos 90 e está sendo implantada desde o ano 2001. Esta reforma propõe um modelo que confere maior autonomia ao portador de transtornos mentais e insere a família e a sociedade nos cuidados. Este novo modelo prevê a desospitalização dos pacientes, criando cuidados em espaços alternativos como: hospitais dia, casas terapêuticas, centros de atenção psicossocial. Esta nova realidade da Psiquiatria é um desafio para a Evangelização, pois requer um novo paradigma dos cristãos que, muitas vezes, integram os preconceitos na própria mensagem do Evangelho. Em muitos âmbitos ainda hoje se trata a patologia mental como possessão demoníaca ou castigo divino, em detrimento do anúncio de um Deus de misericórdia, amor e ternura. O aconselhamento pastoral em Saúde Mental deve ter suas raízes bem arraigadas no Evangelho e ao mesmo tempo abrir-se mais e mais para um diálogo amplo com as Ciências Humanas e a sociedade a fim de proporcionar uma ação evangelizadora adequada para um público alvo em situaçãolimite. É neste contexto que o aconselhamento pastoral deve ajudar a viver um sentido de vida pleno, contrapondo-se a muitas experiências na sociedade para a qual muitas vezes só há sentido onde há produtividade e resultados significativos para alimentar a busca desenfreada de bens de consumo, garantindo uma falsa auto-realização construída com base no ter e poder. Evangelizar sempre deve ser uma ação diferenciada para os portadores de transtornos mentais. Embora a Pastoral dialogue com as Ciências e busque nelas orientação para uma ação adequada, ela não pode desviar-se do seu conteúdo principal: a mensagem encarnada do Evangelho. Mensagem esta que em muitos casos pode ser transmitida apenas e, sobretudo, pela presença solidária junto ao paciente. Mais importante que as teorias, que as exposições é a presença amiga capaz de garantir ao paciente uma experiência profunda de um Deus de amor, ternura e misericórdia.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/105
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hoss_gm_tmp99.pdf317.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.