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Title: Os conteúdos dos universos simbólicos e identidades religiosas: um olhar antropo-teológico contextual sobre o cenário cultural-religioso do Amazonas
metadata.dc.creator: Salvador, Edeney Barroso
metadata.dc.contributor.advisor1: Streck, Gisela Isolde Waechter
Keywords: Universo simbólico;Cenário amazonense;Olhar antropo-teológico;Educação contextual;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Symbolic universe;Amazonian scenario;Anthropo-theological perspective;Contextual education
Issue Date: 26-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: SALVADOR, Edeney Barroso. Os Conteúdos dos universos simbólicos e identidades religiosas: um olhar antropo-teológico contextual sobre o cenário cultural-religioso do Amazonas. 2020. 206 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;212
metadata.dc.description.resumo: A presente tese discute os universos simbólicos no Amazonas. Inicia com uma abordagem conceitual, descritiva e interpretativa do que são os universos simbólicos e o cenário cultura-religioso do Amazonas. Reflete acerca dos objetos materiais e imateriais constitutivos do corpus do cenário cultural-religioso do Amazonas, denominado de universos simbólicos. Apresenta uma panorâmica da pluralidade de olhares sobre os universos simbólicos a partir de posicionamentos conceituais ancorados na antropologia, filosofia, sociologia e na teologia. Elabora uma narrativa descritiva do cenário-simbólico do Amazonas ao elucidar alguns elementos inerentes a composição deste cenário: suas paisagens, as expressões culturais-religiosas e o ethos. Por fim, propõe um horizonte hermenêutico-educativo, ao considerar a diversidade de olhares interpretativos da teia dos universos simbólicos presentes nos fenômenos culturais-religiosos amazonense. O capítulo seguinte discute acerca dos conteúdos simbólicos dos cenários amazonenses e a sua influência na configuração da identidade cultural-religiosa das pessoas no Amazonas. O capítulo final indica as possíveis interfaces dos universos simbólicos com as práticas educacionais no Amazonas, considerando a ideia de escola, a organização de projetos e as propostas curriculares. Discorre sobre a escola-educação levando em conta a categoria da ecologia integral. Considera três dimensões do contexto amazonense: a espaço-estrutural, a estético-ambiental e a simbólico-cultural. Reflete acerca de questões que dizem respeito aos processos de ensino-aprendizagem. Faz uma hermenêutica curricular tomando como objetos de análise duas Propostas Pedagógicas de Curso e duas Matrizes curriculares identificando os conteúdos compatíveis com o universo simbólico-cultural amazonense. Finaliza com o desenho de projetos, como propostas de formação continuada para educadores e educadoras, focados na apropriação dos conteúdos simbólico-culturais do contexto cultural amazonense. Quanto ao método de abordagem, o estudo valeu-se das perspectivas dialética e fenomenológico-hermenêutica. Dialético, porque possibilitou o olhar dialógico sobre as múltiplas realidades onde o conteúdo/fenômeno de estudo estava inserido. Fenomenológico-hermenêutico por razão do esforço de descrever sobre o conteúdo/fenômeno de estudo tal como ele se apresentou (fenomenologia) no percurso da pesquisa. No que se refere aos métodos de procedimentos, seguiu a orientação observacional e comparativa. A tese, a partir do conteúdo/tema – objeto – de estudo e o lócus da pesquisa, na condição de devir, aponta para outras formas de conceber e entender a existência, e considera os conteúdos dos universos simbólicos um horizonte propício para tecer novos sentidos.
Description: 206 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1049
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