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dc.creatorAlves, Eduardo Leandro-
dc.date.accessioned2020-11-28T20:24:01Z-
dc.date.available2020-11-28T20:24:01Z-
dc.date.issued2020-07-31-
dc.identifier.citationALVES, Eduardo Leandro Alves. O desenvolvimento do pentecostalismo clássico no Brasil : a possível relação entre a teoria da universalização de uma religião e a afinidade eletiva, o caso das Assembleias de Deus. 2020. 158 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1046-
dc.description158 p. : il.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to understand the growth of classical Pentecostalism in Brazil, from an understanding of the formation of Brazilian society, using a language of Darcy Ribeiro, nobody, besides considering the type of Catholicism brought by the Iberians to their colony, as well as, the religiosity of indigenous and enslaved blacks, with a view to identifying pre-existing religious elements that were re-signified by classical Pentecostalism and also the formation of religiosity and the religious underground present in Brazil. It identifies the historical, theological and social elements that make up classical Pentecostalism that give rise to the Assemblies of God in Brazil. The research aims to show that the different religious influences generated, from the mixture between peoples and their religions, a mystical people quite turned to the supernatural. Within this perspective, we sought to understand the concept developed by Clifford Geertz, in which the differences presented by the same religion in different places are generated by tensions inherent to the process of universalization of religions and the concept defined by Max Weber as “elective affinity” in social choices. The methodological foundation of this study maintains a strong articulation with social research, as it sees the observer as being of the same nature as its object and he himself is part of his observation. As a methodology, bricolage was used in its theoretical and methodological aspects, interweaving bibliographic research and comparisons of research.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD;220-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPentecostalismopt_BR
dc.subjectNinguendadept_BR
dc.subjectReligiosidade popularpt_BR
dc.subjectUniversalizaçãopt_BR
dc.subjectAfinidade eletivapt_BR
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApt_BR
dc.subjectPentecostalismen
dc.subjectNobodyen
dc.subjectPopular religiosityen
dc.subjectUniversalizationen
dc.subjectElective affinityen
dc.titleO desenvolvimento do pentecostalismo clássico no Brasil: a possível relação entre a teoria da universalização de uma religião e a afinidade eletiva, o caso das Assembleias de Deuspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
dc.contributor.referee2Schaper, Valério Guilherme-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434pt_BR
dc.contributor.referee3Pommerening, Claiton Ivan-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540550378381150pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Marinilson Barbosa da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender o crescimento do pentecostalismo clássico no Brasil, a partir de uma compreensão da formação da sociedade brasileira, utilizando uma linguagem de Darcy Ribeiro: a ninguendade; além de considerar o tipo de catolicismo trazido pelos ibéricos para sua colônia, assim como, a religiosidade de indígenas e negros escravizados, com vistas a identificar elementos religiosos preexistentes que foram ressignificados pelo pentecostalismo clássico e também a formação da religiosidade e o subterrâneo religioso presente no Brasil. Identifica os elementos históricos, teológicos e sociais que compõem o pentecostalismo clássico que dão origem as Assembleias de Deus no Brasil. A pesquisa visa mostrar que as distintas influências religiosas geraram, a partir da mistura entre os povos e suas religiões, um povo místico bastante voltado para o sobrenatural. Dentro desta perspectiva, buscou-se compreender o conceito desenvolvido por Clifford Geertz, em que as diferenças apresentadas por uma mesma religião em lugares diferentes são geradas por tensões inerentes ao processo de universalização das religiões e o conceito definido por Max Weber como “afinidade eletiva” nas escolhas sociais. O alicerce metodológico deste estudo mantém uma forte articulação com a pesquisa social, por ver o observador como da mesma natureza que o seu objeto e ele mesmo faz parte de sua observação. Como metodologia utilizou-se a bricolagem em seus aspectos teórico-metodológicos entretecendo pesquisa bibliográfica e comparações de pesquisas realizadas por institutos de pesquisas oficiais que possam aferir o crescimento e o desenvolvimento do pentecostalismo clássico, em especial as Assembleias de Deus. Conclui-se que no desenvolvimento das Assembleias de Deus houve um processo de ressignificação da cultura, em especial a cultura religiosa.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0671148743064360pt_BR
dc.contributor.advisor1Bobsin, Oneide-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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