Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1042
Title: Entre a devoção e a educação: a imersão do Instituto Federal do Ceará no contexto da romaria do Padre Cicero
metadata.dc.creator: Araujo, Maria Gorete Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Reblin, Iuri Andréas
Keywords: Romaria do Padre Cícero;Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará;Educação;Mundo do trabalho;RELIGIÃO E EDUCAÇÃO;Pilgrimage of Padre Cicero;Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará;Education;World of work
Issue Date: 24-Mar-2020
Publisher: Faculdades EST
Citation: ARAUJO, Maria Gorete Pereira. Entre a devoção e a educação: a imersão do Instituto Federal do Ceará no contexto da romaria do Padre Cicero. 2020. 208 p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2020.
Series/Report no.: TD;215
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho realiza uma discussão acerca da romaria em Juazeiro do Norte, com o objetivo de identificar a imersão do Instituto Federal no contexto sócio econômico do Cariri a partir do impacto provocado pela Romaria do Padre Cicero nos aspectos cultural, religioso e econômico das cidades de Crato e Juazeiro do Norte/CE. A Metodologia é pautada no mapeamento dos/as estudantes e projetos existentes nos campi de Crato e Juazeiro que se relacionam com a romaria, como também na utilização de fontes bibliográficas, questionários, entrevistas, visitas aos lugares sagrados, conversas com algumas pessoas residentes na cidade de Juazeiro e que oportunizaram a percepção de um contexto religioso bastante rico, com elementos capazes de comprovar a real experiência de uma liturgia popular que define de forma direta as propostas de educação ofertadas no município, inclusive nos espaços dos Institutos Federais. O trabalho resume um pouco da história de Juazeiro do Norte, seu entorno social e as implicações históricas e sociológicas que fazem desse lugar a Terra Santa tão visitada e agraciada pelos/as romeiros/as de todo país. Cidade em que a religiosidade popular e o mundo do trabalho se entrelaçam e agregam o/a jovem estudante dos Institutos Federais, a partir da história de Padre Cícero Romão Batista. A presença feminina também se destaca no decorrer dessa história marcada pela referência da beata Maria de Araújo, protagonista do milagre de Juazeiro, que oportuniza as expressões de fé do povo de Juazeiro e a utilização de adornos e rituais os mais variados possíveis utilizados durante as manifestações de religiosidade popular, mas especificamente nos períodos de romaria. A relação entre a religião com a educação do povo, também faz desse trabalho, destacando a religiosidade e a religião como elementos culturais da vida do povo nordestino, transformados em Teologia do Cotidiano e seu impacto na vida social, levando em conta a religião como um sistema cultural e a presença dos Institutos Federais nesse contexto. Também são discutidos temáticas tais como: Escola e Democracia, Mundo do Trabalho e Formação Docente. A pesquisa aponta para o entrelaçamento da religião e educação de modo que uma contribui com a outra, interferindo de forma direta nos Projetos Políticos Pedagógicos da maioria dos cursos e instituições de ensino existentes na região do Cariri, comprovado através das falas dos estudantes e dos Projetos existentes nos campi de Crato e Juazeiro.
Description: 208 p. : il.
URI: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1042
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
araujo_mag_ pTD215.pdfTexto completo PDF4.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons