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dc.creatorSilveira, Hendrix Alessandro Anzorena-
dc.date.accessioned2020-04-27T00:27:40Z-
dc.date.available2020-04-27T00:27:40Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1017-
dc.description288 p., ; il.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis aims to attribute meanings and purposes to the rituals of the Traditions of African Origin based on a theological reflection founded on an Afrocentric epistemology and the eshuneutic method; to establish the relationships between Afrotheology and African philosophy present in the diversity of religious forms from their origins in the African continent to the Afrodiasporic traditions; to assist researchers on the subject as well as professionals in the field of education, especially in the field of Theology, Sciences of Religion and Religious Education; as well as nurture men and women in the fight against afrotheophobia; investigate the theological and philosophical understandings of African and Afrodiasporic traditions - mainly Batuque and Candomblé - looking for elements in common between them and their Nigerian origins; to identify the process of searching for “lost Africa” based on theological and philosophical concepts established epistemologically by the paradigm of Afrocentricity; establish a systematization of afrotheological knowledge. This thesis occupies six chapters. At the end we will write an essay text that will occupy six chapters. In the first, we will deal with the afrotheological role of traditional African communities. In the second, we will address African Philosophy and its permanence in these communities. In the third, we will deal with part of the sacred texts that compose and guide the afrotheology and which we call Ọgbọ́n Mẹ́fà, or the “Six Wisdoms”. The fourth chapter will be the second part of the ogbon mefa, dealing specifically with the afrotheology of rituals (Orò). Afrotheontology, that is, theology about God proper, according to this view of the world, will occupy the fifth chapter and Orishalogy, the afrotheological study about the orishas, will be in the sixth chapter.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTD;196-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTradições de matriz africanapt_BR
dc.subjectAfroteologiapt_BR
dc.subjectFilosofia africanapt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectOrixáspt_BR
dc.subjectTraditions of African Originen
dc.subjectAfrotheologyen
dc.subjectAfrican Philosophyen
dc.subjectGoden
dc.subjectOrishasen
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApt_BR
dc.titleAfroteologia: construindo uma teologia das tradições de matriz africanapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
dc.contributor.referee2Schaper, Valério Guilherme-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516948733028434pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Miriam Cristiane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6523933241917432pt_BR
dc.contributor.referee4Nogueira, Sidnei Barreto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3608017696612568pt_BR
dc.description.resumoA presente tese tem por objetivo atribuir sentidos e propósitos aos rituais das tradições de matriz africana a partir de uma reflexão teológica fundamentada numa epistemologia afrocentrada e no método da exunêutica; estabelecer as relações entre a afroteologia e a filosofia africana presentes na diversidade de formas religiosas desde suas origens no continente africano até as tradições afrodiaspóricas; servir de auxílio tanto a pesquisadores e pesquisadoras do tema quanto a profissionais na área de educação, sobretudo no campo da Teologia, das Ciências da Religião e do Ensino Religioso; assim como abastecer os vivenciadores e vivenciadoras no combate à afroteofobia; investigar as compreensões teológicas e filosóficas das tradições africanas e afrodiaspóricas – principalmente o Batuque e o Candomblé – buscando elementos em comum entre eles e com suas origens nigerianas; identificar o processo de busca da “África perdida” a partir de conceitos teológicos e filosóficos estabelecidos epistemologicamente pelo paradigma da afrocentricidade; estabelecer uma sistematização do conhecimento afroteológico. Esta tese ocupa seis capítulos. Ao fim redigiremos um texto dissertativo que ocupará seis capítulos. No primeiro trataremos sobre o papel afroteológico das comunidades tradicionais de matriz africana. No segundo abordaremos a Filosofia Africana e sua permanência nestas comunidades. No terceiro trataremos de parte dos textos sagrados que compõem e orientam a afroteologia e que chamamos de Ọgbọ́n Mẹ́fà, ou as “Seis Sabedorias”. O quarto capítulo será a segunda parte dos ogbon mefa, tratando especificamente da afroteologia dos rituais (Orò). A afroteontologia, ou seja, a teologia sobre Deus propriamente dito, segundo essa visão de mundo, ocupará o quinto capítulo e a Orixalogia, o estudo afroteológico sobre os òrìṣà, estarão no sexto capítulo.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8347209907206063pt_BR
dc.contributor.advisor1Bobsin, Oneide-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895594646147746pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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