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dc.creatorGraube, Tiago Ademir-
dc.date.accessioned2020-01-13T14:09:21Z-
dc.date.available2020-01-13T14:09:21Z-
dc.date.issued2019-08-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1016-
dc.description125 p.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is a research about the insertion of the categories of Gender and Sexuality in the pedagogical approaches within the Evangelical Youth (JE), which is an organization for the work with adolescents and young people in the context of the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil (IECLB). The methodology used in this study was Participant Observation. The analysis was developed over nine months of communal interaction and follow-up with a group of JE. The period began in February 2018 and was divided into two stages. The first lasted six months, in which the meetings with the students were accompanied without their knowledge of the research. In the second moment, in the final three months, interventions were carried out with the youth addressing issues related to gender and sexuality. The aim of this study is to investigate how they are, and / or how such themes can be approached within these ecclesiastical and religious spaces, especially in the field of Practical Theology and, more specifically, Christian Education. In order to elaborate the proposed discussions, authors were consulted that address transversal themes such as violence and gender justice from the feminist perspective, as well as the social construction of the gender concept. Another central point of the reflections presented here focuses on the theological perspective regarding sexuality, gender, religion and youth. From the analysis of the material produced during the meetings and the literature review, perspectives were formulated for the introduction of the above categories within religious communities, more precisely, within youth groups.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTM;352-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectTEOLOGIA PRÁTICApt_BR
dc.subjectFENÔMENO RELIGIOSO E PRÁXIS EDUCATIVA NA AMÉRICA LATINApt_BR
dc.titleGênero, sexualidade e juventude luterana: percepções e abordagens em um grupo de juventude evangélica JEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471pt_BR
dc.contributor.referee2Musskopf, Andre Sidnei-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0540785104686451pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho constitui uma pesquisa acerca da inserção das categorias de Gênero e Sexualidade nas abordagens pedagógicas dentro da Juventude Evangélica (JE), que se trata de uma organização para o trabalho com adolescentes e jovens no contexto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A metodologia utilizada neste estudo foi a Observação Participante. A análise foi desenvolvida ao longo de nove meses de convivência e acompanhamento junto a um grupo da JE. O período teve início em fevereiro de 2018 e foi dividido em duas etapas. A primeira teve duração de seis meses, nos quais, os encontros com os alunos foram acompanhados sem que os mesmos tivessem ciência da pesquisa. No segundo momento, nos três meses finais, foram realizadas intervenções junto com os e as jovens abordando temas relacionados a questões de gênero e sexualidade. O objetivo deste estudo é investigar de que forma são, como são e/ou como podem ser abordados tais temas dentro desses espaços eclesiásticos e religiosos, especialmente no campo da Teologia Prática e, mais especificamente, da Educação Cristã. Para elaborar as discussões propostas foram consultados autores que abordam temas transversais como a violência e a justiça de gênero a partir da perspectiva feminista, bem como a construção social da concepção de gênero. Outro ponto central das reflexões aqui apresentadas incide sobre a perspectiva teológica com relação à sexualidade, gênero, religião e juventude. A partir da análise do material produzido durante os encontros e da revisão bibliográfica foram formuladas perspectivas para a introdução das categorias supracitadas dentro de comunidades religiosas, mais precisamente, junto a grupos de jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2883582911303436pt_BR
dc.contributor.advisor1Adam, Júlio Cézar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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