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dc.creatorSá, Rafael Voges de-
dc.date.accessioned2020-01-08T19:28:58Z-
dc.date.available2020-01-08T19:28:58Z-
dc.date.issued2019-10-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1014-
dc.description90 p.pt_BR
dc.description.abstractThe research investigates the relationship of body awareness with singing. By knowing our body dimensions, it is possible to have a better understanding of the body and become more sensitive to self-reflection. From this self-reflection, we are able to broaden our body senses and improve our singing performance and our everyday practical life. At first, the bibliographical research reflects on how body awareness can be stimulated by singing from the study and the relationship between the various areas: philosophy, sociology, psychology, somatic education, physical therapy, physical education, theology and music. In the second moment, the main possibilities of body awareness for the development of the study of singing are analyzed. The stages of teaching singing with a focus on body awareness for an ideal performance of a singer are presented in the following order: learning to feel, seeking self-knowledge, mastering oneself and knowing how to give forth sound. In the third moment, we highlight the main benefits of body awareness found in the various areas studied: the opportunity to know each other, live life to the full and the ability to change. These benefits help to reflect on the body and propose possible practical action to improve people's lives. The research also has a theological perspective to see the whole human being body-mind-spirit, helping to explain how the feelings produced in people by singing practice can go beyond our body, through the perception of our existence itself. The conclusion is that the aspects of body awareness observed in the various areas are closely linked to the teaching of singing. Although the research bibliography reports a lack in the development of body awareness for the teaching of singing, bibliographic studies have shown a way to achieve the balance and naturalness of singing. On the other hand, it can be observed that the human being has a difficulty in experiencing their body integrally in their practical life and this is reflected in our bodies with the feeling that we are increasingly distant from ourselves. Even so, we are beings capable of living our bodily experiences intensely, but for that to happen we depend largely on our own interest, on the desire to know and stimulate our body.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdades ESTpt_BR
dc.relation.ispartofseriesTMP;656-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSingingen
dc.subjectBody Awarenessen
dc.subjectBodyen
dc.subjectBody-Mind-Spiriten
dc.subjectTheology of the Bodyen
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectConsciência Corporalpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCorpo-Mente-Espíritopt_BR
dc.subjectTeologia do Corpopt_BR
dc.titleA consciência corporal estimulada pelo cantopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Adam, Julio Cezar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1768006061329443pt_BR
dc.contributor.referee2Chevitarese, Maria Jose-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4152565209245350pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investiga a relação da consciência corporal com o canto. Através do conhecimento das nossas dimensões corporais é possível ter um entendimento melhor do corpo e nos tornarmos mais sensíveis para fazer uma autorreflexão. A partir dessa autorreflexão, conseguimos ampliar os nossos sentidos corporais e melhoramos a nossa performance no canto e na nossa vida prática cotidiana. No primeiro momento, a pesquisa, de cunho bibliográfico, faz uma reflexão sobre como a consciência corporal pode ser estimulada pelo canto a partir do estudo e da relação entre as diversas áreas: filosofia, sociologia, psicologia, educação somática, fisioterapia, educação física, teologia e música. No segundo momento são analisadas as principais possibilidades da consciência corporal para o desenvolvimento do estudo do canto. As etapas do ensino do canto com o foco na consciência corporal para uma performance ideal de um cantor ou de uma cantora são apresentadas na seguinte ordem: aprender a sentir, buscar o autoconhecimento, ter o domínio de si e saber doar o som. No terceiro momento são destacados os principais benefícios da consciência corporal encontrados nas diversas áreas estudadas: a oportunidade de se conhecer, viver a vida de maneira plena e a capacidade de mudar. Esses benefícios ajudam a refletir sobre o corpo e propõem uma possível ação prática para melhorar a vida das pessoas. A pesquisa tem também uma perspectiva teológica no sentido de ver o ser humano de maneira integral corpo-mente-espírito, contribuindo para explicar de que maneira os sentimentos produzidos nas pessoas pela prática de canto podem ir além do nosso corpo, através da percepção da nossa própria existência. A conclusão é a de que os aspectos da consciência corporal observados nas diversas áreas estão intimamente ligados ao ensino do canto. Apesar de a bibliografia da pesquisa relatar uma carência no desenvolvimento da consciência corporal para o ensino do canto, os estudos bibliográficos conseguiram mostrar um caminho para atingir o equilíbrio e a naturalidade de cantar. Por outro lado, pode-se observar que o ser humano apresenta uma dificuldade em vivenciar o seu corpo de maneira integral na sua vida prática e isto se reflete em nossos corpos com a sensação de estarmos cada vez mais distantes de nós mesmos ou de nós mesmas. Mesmo assim, somos seres capazes de viver intensamente as nossas experiências corporais, mas para que isso aconteça dependemos em grande parte do nosso próprio interesse, da vontade de conhecer e de estimular o nosso corpo.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.departmentTeologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Teologiapt_BR
dc.publisher.initialsESTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8589294355838830pt_BR
dc.contributor.advisor1Streck, Gisela Isolde Waechter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906144692619471pt_BR
Appears in Collections:Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST

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