Repositório Faculdades EST

Música na formação dos alunos do Instituto de Educação Ivoti : um século de história

Mostrar registro simples

dc.creator Feldens, Irving
dc.date.accessioned 2016-07-25T16:02:10Z
dc.date.available 2008-10-06
dc.date.available 2016-07-25T16:02:10Z
dc.date.issued 2008-08-19
dc.identifier.citation FELDENS, Irving. Música na formação dos alunos do Instituto de Educação Ivoti : um século de história. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2008. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/621
dc.description.abstract This is an analysis of the proposal of Musical Education offered by the Ivoti Educational Institute (Instituto de Educação Ivoti IEI) throughout its history. It points out the relevance and contribution of the teaching of music in the framework of the school s educational rationale. It starts by discussing in a transversal manner concepts that function as theoretical guidelines for the research project: curriculum, holistic training, the value of musical education for human beings and musical education in the school curriculum in the framework of a holistic training. Beginning in the second chapter, it analyses, on the basis of the IEI s historical and present records, the place and importance ascribed to music, both as a regular course and as an optional activity, at the various stages of the school s history in the towns of Taquari, Santa Cruz, São Leopoldo and presently in Ivoti. The dissertation describes the disciplines taught in the area of music, their contents and goals. It names the teachers who were in charge of the classes, the artistic results that were shown in performances, concerts and artistic excursions carried out in the state of Rio Grande do Sul, in Brazil and in other countries. In the discussion of the school s rationale for the teaching of music and its evolution in the course of the school s history, it highlights interfaces that associate concrete facts pointed out in the historical records and the concepts introduced and developed in the beginning of the dissertation. The conclusion offers a summary of the course of musical education integrated with the IEI s pedagogical rationale throughout its history and the results from the documental mapping materialized in the organization and digitalization of documents on the topic. Thus it breaks ground for other research projects on the basis of the collected material. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Música e Educação por
dc.subject Música e Currículo Escolar por
dc.subject História do Instituto de Educação Ivoti por
dc.subject RELIGIÃO E EDUCAÇÃO por
dc.subject Music and education eng
dc.subject Music and school curriculum eng
dc.subject History of the Instituto de Educação Ivoti eng
dc.title Música na formação dos alunos do Instituto de Educação Ivoti : um século de história por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Klein, Remi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6363213953832880 por
dc.contributor.referee2 Dreher, Martin Norberto
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3539434803899444 por
dc.description.resumo Trata-se de uma análise da Proposta de Educação Musical do Instituto de Educação Ivoti (IEI) ao longo de sua história apontando a relevância e a contribuição do ensino de música dentro de sua proposta pedagógica. No início do trabalho, são abordados de forma transversal conceitos que servem de balizadores teóricos para a pesquisa: currículo, formação integral, valor do ensino de música para o ser humano e educação musical no currículo escolar dentro de uma proposta de formação integral. A partir do segundo capítulo, é feita uma análise, através de registros históricos e atuais do IEI, do lugar e da importância dada à música, tanto como disciplina regular como enquanto atividade optativa nas diversas fases que a Escola atravessou ao longo de sua história nas cidades de Taquari, Santa Cruz, São Leopoldo e hoje em Ivoti. São descritas as disciplinas desenvolvidas na área de música, seus conteúdos e seus objetivos. São nominados os professores responsáveis por ministrar estas aulas, os resultados artísticos mostrados em apresentações, concertos e excursões artísticas realizados no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países. Ao apresentar a proposta de educação musical da Escola e sua evolução no contexto de sua história, são apontadas interfaces que ligam fatos concretos apontados nos relatos históricos com os conceitos abordados e aprofundados no início deste trabalho. Na conclusão, além de uma síntese da trajetória da educação musical integrada à proposta pedagógica do IEI ao longo de sua história, apresenta-se também o resultado decorrente do mapeamento documental materializado na organização e digitalização de documentação referente ao tema que abre, através deste trabalho, caminho para outras pesquisas a partir do material coletado. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Ewald, Werner
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8272731055063337 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta