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Pastores generosos, igrejas que promovem justiça na comunidade: a formação teológica e a justiça social na perspectiva bíblica

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dc.creator Krüger, Rudi Augusto
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:48:06Z
dc.date.available 2013-10-21
dc.date.available 2016-07-25T15:48:06Z
dc.date.issued 2013-08-05
dc.identifier.citation KRÜGER, Rudi Augusto. Pastores generosos, igrejas que promovem justiça na comunidade: a formação teológica e a justiça social na perspectiva bíblica. 2013. 82 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/410
dc.description.abstract There is a high probability of having faith communities in our day as the one described in Acts of the Apostles, in which there was no need. What do we lack? Examining the leaders of the early church as well as the life and example of Jesus, generosity was something striking and decisive to determine their actions. But where did this come from? The Old Testament makes it abundantly clear that from the beginning the Creator and God of Israel had in mind a society of justice. These measures and provisions are found in innumerous passages of the Pentateuch, they are praised in the books of wisdom, and the prophets proclaim them fearlessly taking away any doubts as to the origin of the social movement that swept the first community of faith. By examining the curricula of a selection of our schools of theology, however, we don t find this understanding of the importance of generosity in the leadership of our communities of faith. Theological training in Brazil is reaching an increasingly more elaborate, scientific plateau - which is very good, but the need to cultivate solidary sensitivity is obvious. For that purpose it must be exemplified, lived out, passed on. And if the process did not start at home, it must have its beginning in the church. Zacchaeus, after the moment of grace with the Master, knew very well what to do with his possessions - because he knew the Scriptures. We propose a curriculum that places generosity as the brand of the graduates - a challenge that will require unity in the institution, a faculty that is cohesive, capable and flexible, and the dedication of the students in the classroom, in the projects, in their relationships, family, in the community. It will also become obvious that neoliberalism, individualism and consumerism will eventually be unmasked in the process of forming a new generation of pastors. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Atos de justiça por
dc.subject Generosidade por
dc.subject Justiça social por
dc.subject Liberalidade por
dc.subject Misericórdia por
dc.subject Sensibilidade solidária por
dc.subject ÉTICA E GESTÃO por
dc.subject Acts of justice eng
dc.subject Generosity eng
dc.subject Social justice eng
dc.subject Liberality eng
dc.subject Mercy eng
dc.subject Solidary sensitivity eng
dc.title Pastores generosos, igrejas que promovem justiça na comunidade: a formação teológica e a justiça social na perspectiva bíblica por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Schmitt, Flavio
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 por
dc.description.resumo Há grande probabilidade de termos comunidades de fé em nossos dias como aquela descrita em Atos dos Apóstolos, na qual não havia nenhum necessitado. O que nos falta? Examinando bem as lideranças daquela igreja, bem como a própria vida e exemplo de Jesus, a generosidade era algo marcante e decisivo para determinar as ações. Mas de onde vinha isso? O Antigo Testamento deixa muitíssimo claro que desde o princípio o Criador e Deus de Israel tinha em mente uma sociedade de justiça. Essas providências e provisões são apresentadas em inúmeras passagens do Pentateuco, elas são louvadas nos livros de sabedoria, e os profetas as proclamam destemidamente, tirando quaisquer dúvidas quanto à origem do movimento social que tomou conta da primeira comunidade de fé. Ao examinar os currículos de uma seleção de nossas escolas de teologia, porém, descobrimos que não existe esta compreensão da importância da generosidade na liderança de nossas comunidades de fé. O ensino teológico está alcançando um nível cada vez mais elaborado, científico o que é muito bom, mas a sensibilidade solidária precisa ser cultivada. Para isso, precisa ser exemplificada, vivida, passada adiante. E se não começou no próprio lar, precisa ter seu início na igreja. Zaqueu, após o momento de graça com o Mestre, sabia muito bem o que fazer com os seus bens materiais pois conhecia as Escrituras. Propomos um currículo que coloque a generosidade como a marca do egresso um desafio que exigirá unidade na instituição, um corpo docente coeso, capaz e flexível, e a dedicação dos alunos, em sala de aula, nos projetos, em seus relacionamentos, na família, na comunidade. Ficará óbvio também que o neoliberalismo, o individualismo e o consumismo acabarão sendo desmascarados neste processo de formação pastoral. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Hoch, Lothar Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3839198682581414 por


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