Faculdades EST Repository

O livro de Provérbios e seu emprego em sala de aula

Show simple item record

dc.creator Portela, Luciene de Aguiar
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:23:41Z
dc.date.available 2013-03-22
dc.date.available 2016-07-25T15:23:41Z
dc.date.issued 2013-01-07
dc.identifier.citation PORTELA, Luciene de Aguiar. O livro de Provérbios e seu emprego em sala de aula. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2013. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/355
dc.description.abstract This research was conducted with the aim of raising awareness of the importance of the biblical text, in this case the book of Proverbs. Given the diversity of texts that are currently worked in the teaching of Portuguese language, consider proposing more interesting this genre, presenting it as draft analysis of this form of speech. The study was conducted by observing figures of speech, specifically metaphor, metonymy, personification and metaphorical comparisons found in this work. For the corpus, we selected the first five verses of each chapter, this total, choose those with figures and started the analysis. We chose to do rhetorical analysis considering the content of the messages appealing. The process of analysis was done comparing the commonalities in order to help students understand, identify and interpret the message figuratively, between the literal and figurative meaning of a particular proverb. Remember that figures such disregard for analysis, those words whose meaning, despite seeming to demonstrate connotative content, has ceased to have that semantic load placed on the use and the consequent wear and use this figure. It was evident that the content of the messages proverbial is timeless, ie, one can apply the advice that make this book until the present day, without running the risk of becoming anachronistic or commit semantic inconsistency. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Texto bíblico por
dc.subject Provérbios por
dc.subject Figuras de linguagem por
dc.subject LEITURA POPULAR DA BÍBLIA por
dc.subject Biblical Text eng
dc.subject Proverbs eng
dc.subject Figures of speech eng
dc.title O livro de Provérbios e seu emprego em sala de aula por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Schmitt, Flavio
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4051638587142121 por
dc.description.resumo A presente pesquisa foi elaborada com o intuito de despertar a atenção para a importância do texto bíblico, neste caso o livro dos Provérbios. Diante da diversidade de textos que são trabalhados atualmente no ensino da Língua Portuguesa, considera-se interessante propor mais este gênero, apresentando-o como proposta de análise dessa forma de discurso. O trabalho foi desenvolvido observando figuras de linguagem, especificamente a metáfora, a metonímia, a comparação metafórica e a personificação encontradas nessa obra. Para o corpus, selecionamos os cinco primeiros versículos de cada capítulo, desse total, escolhemos os que apresentavam figuras e iniciamos a análise. Optamos por fazer análise retórica, tendo em vista o teor apelativo das mensagens. O processo de análise foi feito comparando os traços comuns visando a ajudar o aluno a compreender, a identificar, a interpretar a mensagem figurada, entre o sentido literal e o sentido figurado de um determinado provérbio. Convém lembrar que desconsideramos como figuras, para análise, aquelas palavras cujo sentido, apesar de demonstrar aparente teor conotativo, já deixaram de ter essa carga semântica dada ao uso e ao consequente desgaste desse uso como figura. Ficou evidente que o conteúdo das mensagens proverbiais é atemporal, ou seja, podem-se aplicar os conselhos que integram esse livro até os dias de hoje, sem correr o risco de se tornar anacrônico ou cometer incoerência semântica. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.contributor.advisor1 Dreher, Carlos Arthur
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756558505345369 por


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account