dc.creator | Roeder, Iliane | |
dc.date.accessioned | 2018-12-11T19:44:17Z | |
dc.date.available | 2018-12-11T19:44:17Z | |
dc.date.issued | 2018-07-02 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/920 | |
dc.description | 71 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study consists in analyzing the social exclusion of children and adolescents with high abilities from the perspective of Psycho-Pedagogy. The selected documents were analyzed according to the theme of this research, being chosen those which in fact contributed to this research. One perceived during this research that a super-gifted individual who has not had an adequate treatment in infancy, presents behaviors and limitations, especially in language, depriving him or herself of important experiences for motor and social development. Therefore, it is indispensable that characteristics of super-giftedness be recognized so as to be able to understand the impact of these disorders concomitantly identifying the etiology and understand its origin, this being a result of a disorder of neurodevelopment. Methods of evaluation of the characteristics of super-giftedness should be used, observing the problems which occur on the social, family, academic, behavioral and sensorial levels, focusing on adequate interventions so as to be able to work more effectively with these difficulties. The process of inclusion of super-gifted children and adolescents must start with this identification to be possible, based on this, to promote actions which can make this inclusion effective, reducing the problems which involve this subject. One can say at the end of this study that the knowledge and awareness raising of the people is an essential factor. | en |
dc.description.sponsorship | Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP;594 | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | Superdotação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.subject | Super-giftedness | en |
dc.subject | Social Inclusion | en |
dc.subject | Social Exclusion | en |
dc.title | Exclusão social de crianças e adolescentes com altas habilidades: um olhar psicopedagógico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Laura Franch Schmidt da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6858886305291005 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Maura Corcini | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3876751682370290 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo consiste em analisar a exclusão social de crianças e adolescentes com altas habilidades sob o olhar da Psicopedagogia. Os documentos selecionados foram analisados de acordo com o tema desta pesquisa, sendo escolhidos aqueles que de fato contribuíram para esta pesquisa. Percebeu-se durante esta pesquisa que um indivíduo superdotado que não tenha tido um tratamento adequado na infância, apresenta comportamentos e limitações, em especial na linguagem, privando-se de experiências importantes para o desenvolvimento motor e social. É, pois, imprescindível que se reconheça as características da Superdotação para que se possa compreender o impacto desses transtornos em concomitante, identificando a etiologia e entender a sua origem, sendo este um resultado de transtorno do neurodesenvolvimento. Devem-se utilizar métodos de avaliação das características de superdotação, sendo observados os problemas que ocorrem no plano social, familiar, acadêmico, comportamental e sensorial, focando em intervenções adequadas para que se possa trabalhar com mais efetividade nessas dificuldades. O processo de inclusão das crianças e adolescentes superdotadas deve partir dessa identificação para que, a partir disso, seja possível promover ações capazes de efetivar essa inclusão, reduzindo as problemáticas que envolvem o assunto. Pode-se dizer ao final deste estudo que o conhecimento e a conscientização das pessoas é fator essencial. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9363233695556180 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brandenburg, Laude Erandi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 | pt_BR |
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