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Fábrica de pastores: interfaces e divergências entre educação teológica e fé cristã comunitária na teologia pentecostal

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dc.creator Pommerening, Claiton Ivan
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:35:09Z
dc.date.available 2015-11-05
dc.date.available 2016-07-25T15:35:09Z
dc.date.issued 2015-07-21
dc.identifier.citation POMMERENING, Claiton Ivan. Fábrica de pastores: interfaces e divergências entre educação teológica e fé cristã comunitária na teologia pentecostal. 2015. 219 f. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2015. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/590
dc.description.abstract The formal reflective theology was a rejection target in the beginning of Pentecostalism since it presented an anti-intellectualist culture and of experiential religiosity. It was built primarily in oral and narrative form. As Pentecostalism was growing and taking shape in Brazil, with the adherence of more illustrious elements of society, it began to give opening to a more rational and elaborated theological reflection. However, the initial rejection assumptions continued latent, albeit in covert and subjective form making important theological advances difficult, especially in regards to the Assemblies of God. This research aims to clarify through historical research which leads to sociological and theological contributions, the advances and retreats that theological education undertook in the Assemblies of God in Brazil, detailing discussions between supporters and disapprovers of theological education, approaching the elaboration of curriculums and the dispute among Swedish, Brazilians and North-Americans for the theological education, the foundation enterprises of biblical institutions and theological courses by extension and expansion of theology until courses recognized by MEC were opened, which nowadays are supported by some Assemblies of God in Brazil. It tries to explain why Pentecostalisms prefer theologies with a more devotional and experiential character in detriment of more reflective and critical theologies, taking in consideration the emphasis given to theology of pneumatological character. For such, the importance of the ecstasy phenomenon through the baptism in the Holy Spirit and all the experiential manifestations of this religious segment is demonstrated and proposes a theological method that tries to reconcile the Pentecostal theological legacy with academic and reflective theologies in an attempt to draw a possible path for the Pentecostal theology that is still in development. eng
dc.description.sponsorship Evangelische Missionswerk in Deutschland
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Teologia pentecostal por
dc.subject Pentecostalismo por
dc.subject Pneumatologia por
dc.subject Educação teológica por
dc.subject TEOLOGIA E HISTÓRIA por
dc.subject Pentecostal theology eng
dc.subject Pentecostalism eng
dc.subject Pneumatology eng
dc.subject Theological education eng
dc.title Fábrica de pastores: interfaces e divergências entre educação teológica e fé cristã comunitária na teologia pentecostal por
dc.type Tese por
dc.contributor.referee1 Brandenburg, Laude Erandi
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 por
dc.contributor.referee2 Zwetsch, Roberto Ervino
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8795910334550225 por
dc.contributor.referee3 Alencar, Gedeon Freire de
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/9237173613583224 por
dc.contributor.referee4 Mattos, Paulo Ayres
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/4255571158875339 por
dc.description.resumo A teologia formal e reflexiva foi alvo de rejeição no início do pentecostalismo, por este apresentar uma cultura anti-intelectualista e de religiosidade experiencial. Ela era construída prioritariamente de forma oral e narrativa. Na medida em que o pentecostalismo foi crescendo e tomando forma no Brasil, com a adesão de elementos mais ilustrados da sociedade, começou a se dar abertura a uma reflexão teológica mais racional e elaborada. No entanto, os pressupostos iniciais de rejeição continuaram latentes, ainda que de forma velada e subjetiva, dificultando importantes avanços teológicos, especialmente em se tratando das Assembleias de Deus. Esta pesquisa tem por objetivo esclarecer, através de uma perspectiva histórica que leva a aportes sociológicos e teológicos, os avanços e retrocessos que a educação teológica empreendeu nas Assembleias de Deus no Brasil, detalhando discussões entre apoiadores e reprovadores da educação teológica, abordando a elaboração de currículos e as disputas de poder entre suecos, brasileiros e norte-americanos pela educação teológica, os empreendimentos de fundação de Institutos Bíblicos e cursos teológicos por extensão e a expansão da teologia até serem abertos os cursos reconhecidos pelo MEC, que atualmente são apoiados por algumas Assembleias de Deus no Brasil. Intenta-se explicar por que os pentecostalismos preferem teologias de caráter mais devocional e experiencial em detrimento de teologias mais reflexivas e críticas, levando em conta a ênfase dada à teologia mais de caráter pneumatológico. Para tal, demonstra-se a importância do fenômeno de êxtase através do batismo no Espírito Santo e todas as manifestações experienciais deste segmento religioso, além de propor um método teológico que tenta conciliar o legado teológico pentecostal com teologias acadêmicas e reflexivas na tentativa de traçar um possível caminho para a teologia pentecostal que ainda está em desenvolvimento. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5540550378381150 por
dc.contributor.advisor1 Bobsin, Oneide
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9895594646147746 por


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