Repositório Faculdades EST

Espiritualidade educativa em Leonardo Boff: construtividade e sustentabilidade bioglobal

Mostrar registro simples

dc.creator Freitas, Francel dos Santos Marzork de
dc.date.accessioned 2016-07-25T15:16:24Z
dc.date.available 2015-04-23
dc.date.available 2016-07-25T15:16:24Z
dc.date.issued 2014-10-02
dc.identifier.citation FREITAS, Francel dos Santos Marzork de. Espiritualidade educativa em Leonardo Boff: construtividade e sustentabilidade bioglobal. 2014. 63 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2014. por
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/508
dc.description.abstract This conclusion paper for the Professional Master s program in Theology has as its goal to analyze the thought of the Brazilian thinker Leonardo Boff in its theological and ecological implications, and to list possibilities for a style of ecclesiastical community education which values the intersubjective relations between human beings and of these with nature and with the cosmos. Boff is an interdisciplinary thinker who dialogs with the social sciences and with the knowledge coming from the natural sciences as well as with the Franciscan mysticism. That is why his thinking provides the broadest and most relevant possible perspectives relating to the themes dealing with what is being called planetary awareness . This is a form of perception in which life in community needs a respect for nature beyond a simple maintenance of an ecological status, one which above all is guided by dialog in action or better put: by the inter-relationality of the I and the You with the This, according to the contextual needs. eng
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Faculdades EST por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Leonardo Boff por
dc.subject Consciência Planetária por
dc.subject Educação por
dc.subject Dialogação por
dc.subject EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA COM INFÂNCIA E JUVENTUDE por
dc.subject Leonardo Boff eng
dc.subject Planetary Awareness eng
dc.subject Education eng
dc.subject Dialog-action eng
dc.title Espiritualidade educativa em Leonardo Boff: construtividade e sustentabilidade bioglobal por
dc.type Dissertação por
dc.contributor.referee1 Schaper, Valério Guilherme
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3516948733028434 por
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão de mestrado profissional em teologia tem como objetivo analisar o pensamento do pensador brasileiro Leonardo Boff em suas implicações teológicas e ecológicas, e elencar possibilidades a uma forma de educação comunitária eclesiástica que valorize as relações intersubjetivas entre os seres humanos e entre estes com a natureza e com o cosmos. Boff é um pensador interdisciplinar que dialoga com as ciências sociais e com os conhecimentos advindos das ciências naturais e com a mística franciscana, por isso, seu pensamento aporta vieses os mais amplos possíveis e relevantes no que diz respeito aos temas relacionados àquilo que vem sendo chamada de consciência planetária , uma forma de percepção de que a vida em comunidade necessita de um respeito pela natureza para além de uma simples manutenção de um status ecológico, mas antes se pauta pelo diálogo em ação, melhor dizendo: pela interrelacionalidade do Eu e do Tu com o Isso, segundo as necessidades contextuais. por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Teologia por
dc.publisher.program Programa de Teologia por
dc.publisher.initials EST por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA por
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9927962151555284 por
dc.contributor.advisor1 Adam, Júlio Cézar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1768006061329443 por


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta