Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Aguiar, Ranieri Roberth Silva de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T20:28:18Z | |
dc.date.available | 2009-04-02 | |
dc.date.available | 2016-06-17T20:28:18Z | |
dc.date.issued | 2007-12-30 | |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Ranieri Roberth Silva de. A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO. 2007. 78 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdades EST, São Leopoldo, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/28 | |
dc.description.abstract | The present work shows the historical and political formation of teachers without formal education in an analytic and descriptive way, based on a case study research about "PROFORMAÇÃO" (Programa de Formação de Professores/as em Exercício) created by the Education and Culture Ministry, in partnership with State and Municipal governments. Fifty teachers from the municipalities of Luziânia and Cristalina. State of Goiás, graduated in 2002, were interviewed for this research. The answered questionnaires were processed by the Statistical Package for the Social Science. The research consisted of four parts. The first part showed an historical and political view on the formally unlearned teachers in Brazil, their origins and permanence in the Public Learning System and also on the geographic region where the unlearned teachers are concentrated. The second part analyzed, based on a general guide, the "PROFORMAÇÃO", its syllabus, operational system and some important aspects of the distance learning used for the teacher s formation. The third part presents the sample population interviewed. The fourth part demonstrates that PROFORMAÇÂO has problems in it's structural organization and needs adjustments concerning the admission of teachers with different knowledge levels for an equal level of teachers' formation. Finally, some suggestions to modify the program are made. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Faculdades EST | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professor/a leigo/a | por |
dc.subject | Formação de professores/as | por |
dc.subject | Educação a Distância | por |
dc.subject | PROFORMAÇÃO | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA | por |
dc.subject | Teachers without formal education | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | PROFORMAÇÃO | eng |
dc.title | A construção histórica e política do professor/a leigo/a no brasil : um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta de forma descritiva e analítica a formação histórica e política do professor/a leigo/a no Brasil, baseado em um estudo de caso sobre o PROFORMAÇÃO Programa de Formação de Professores/as em Exercício, promovido pelo Ministério de Educação e Cultura em parceria com os Estados e Municípios. A pesquisa foi realizada com a participação de cinqüenta professores/as dos Municípios de Luziânia e Cristalina - GO, que foram formados/as na turma de 2002. Foram aplicados questionários e entrevistas aos participantes da pesquisa cujo resultado foi processado pelo Statistical Package for the Social Sciences. O trabalho constou de quatro partes onde na primeira parte buscou-se um olhar histórico sobre o professor/a leigo/a no Brasil, analisando sua origem e sua permanência no sistema público de ensino, caracterizando de forma geográfica em que regiões do país este número de professores/as é mais expressivo. A segunda analisou também a estrutura e implementação do PROFORMAÇÃO, seu currículo, seu sistema operacional e os mecanismos de educação a distância utilizada na formação dos professores/as, com base no seu guia geral. Na terceira parte, foi feita a composição da população, de forma não randômica, bem como a sua respectiva amostragem. A quarta parte do trabalho revelou que o PROFORMAÇÃO possui deficiências em sua estrutura organizativa, necessitando de ajustes quanto a admissão de professores/as com níveis diferenciados de conhecimentos para um mesmo nível de formação. Finalizando apresentou-se proposta de modificação neste tipo de programa. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Teologia | por |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | por |
dc.publisher.initials | EST | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0104051843676759 | por |
dc.contributor.advisor1 | Streck, Gisela Isolde Waechter | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3906144692619471 | por |