Repositório Faculdades EST

Perspectivas éticas em interface com a BNCC: sequências didáticas para o 9º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.creator Silva, Anderson Roberto Lima da
dc.date.accessioned 2024-11-26T19:50:32Z
dc.date.available 2024-11-26T19:50:32Z
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.citation SILVA, Anderson Roberto Lima da. Perspectivas éticas em interface com a BNCC: sequências didáticas para o 9º ano do ensino fundamental. 2024. 116 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1224
dc.description 116 p. pt_BR
dc.description.abstract The purpose of this work is to develop teaching sequences around ethical perspectives in interface with the National Common Curricular Base (BNCC), aimed at the curricular components of the 9th grade of Elementary School. The proposal of the educational product seeks to collaborate with teachers in the process of approaching ethics as an object of knowledge. The theoretical foundation of this work is initially supported by philosophical, theological and pedagogical perspectives of theorists such as Jurgen Habermas, Martha Nussbaum, Hans Jonas, Dietrich Bonhoeffer, Leonardo Boff, Paulo Freire, Ronald Duska, Calligaris among others, whose conceptual structures are useful for the reflection and application of ethics in the educational context as proposed by the BNCC. The methodology adopted for the development of the product consists of the following steps: bibliographic and documentary review, development and analysis of the educational product and, expected results. The bibliographic and documentary review, as well as the analysis and discussion of the teaching sequence, were guided by several ethical concepts in interface with the BNCC. Through this educational product, we intend to promote ethical principles in adolescence, specifically among 9th grade students. In addition, the didactic sequences aim to develop skills and abilities in the personal, social and environmental fields aligned with the BNCC. en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Faculdades EST pt_BR
dc.relation.ispartofseries TMP;
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Perspectivas filosóficas, teológicas e pedagógicas pt_BR
dc.subject Competências pt_BR
dc.subject Habilidades pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Adolescência pt_BR
dc.subject 9º Ano pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental II pt_BR
dc.subject Ethics en
dc.subject Philosophical, theological and pedagogical perspectives en
dc.subject Competencies en
dc.subject Skills en
dc.subject Didactic sequence en
dc.subject Adolescence en
dc.subject 9th grade en
dc.subject Elementary School II en
dc.title Perspectivas éticas em interface com a BNCC: sequências didáticas para o 9º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.rights.license Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ pt_BR
dc.contributor.referee1 Saldanha, Marcelo Ramos
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 pt_BR
dc.contributor.referee2 Klemz, Charles
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9638271117297229 pt_BR
dc.contributor.referee3 Meira, Vanessa Raquel de Almeida
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/7377318165326100 pt_BR
dc.description.resumo A finalidade deste trabalho é elaborar sequências didáticas em torno de perspectivas éticas em interface com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltada para os componentes curriculares do 9º Ano do Ensino Fundamental. A proposta do produto educacional procura colaborar com docentes no processo de abordagem da ética como objeto do conhecimento. A fundamentação teórica deste trabalho respalda-se inicialmente em perspectivas filosóficas, teológicas e pedagógicas de teóricos como Jurgen Habermas, Martha Nussbaum, Hans Jonas, Dietrich Bonhoeffer, Leonardo Boff, Paulo Freire, Ronald Duska, Calligaris entre outros, cujas estruturas conceituais são úteis para a reflexão e aplicação da ética no contexto educativo como propõe a BNCC. A metodologia adotada para a elaboração do produto consiste nas seguintes etapas: revisão bibliográfica e documental, elaboração e análise do produto educacional e, resultados esperados. A revisão bibliográfica e documental, assim como a análise e discussão da sequência didática, foram pautadas por diversos conceitos éticos em interface com a BNCC. Através desse produto educacional, pretende-se promover princípios éticos na adolescência, especificamente entre estudantes do 9º Ano. Além disso, as sequências didáticas objetivam desenvolver competências e habilidades no campo pessoal, social e ambiental alinhadas com a BNCC. pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.publisher.department Teologia pt_BR
dc.publisher.program Programa de Teologia pt_BR
dc.publisher.initials EST pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1772260862964125 pt_BR
dc.contributor.advisor1 Saldanha, Marcelo Ramos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta