Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator | Silva, Anderson Roberto Lima da | |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T19:50:32Z | |
dc.date.available | 2024-11-26T19:50:32Z | |
dc.date.issued | 2024-06-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Anderson Roberto Lima da. Perspectivas éticas em interface com a BNCC: sequências didáticas para o 9º ano do ensino fundamental. 2024. 116 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1224 | |
dc.description | 116 p. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to develop teaching sequences around ethical perspectives in interface with the National Common Curricular Base (BNCC), aimed at the curricular components of the 9th grade of Elementary School. The proposal of the educational product seeks to collaborate with teachers in the process of approaching ethics as an object of knowledge. The theoretical foundation of this work is initially supported by philosophical, theological and pedagogical perspectives of theorists such as Jurgen Habermas, Martha Nussbaum, Hans Jonas, Dietrich Bonhoeffer, Leonardo Boff, Paulo Freire, Ronald Duska, Calligaris among others, whose conceptual structures are useful for the reflection and application of ethics in the educational context as proposed by the BNCC. The methodology adopted for the development of the product consists of the following steps: bibliographic and documentary review, development and analysis of the educational product and, expected results. The bibliographic and documentary review, as well as the analysis and discussion of the teaching sequence, were guided by several ethical concepts in interface with the BNCC. Through this educational product, we intend to promote ethical principles in adolescence, specifically among 9th grade students. In addition, the didactic sequences aim to develop skills and abilities in the personal, social and environmental fields aligned with the BNCC. | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Faculdades EST | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | TMP; | |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas filosóficas, teológicas e pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | 9º Ano | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.subject | Ethics | en |
dc.subject | Philosophical, theological and pedagogical perspectives | en |
dc.subject | Competencies | en |
dc.subject | Skills | en |
dc.subject | Didactic sequence | en |
dc.subject | Adolescence | en |
dc.subject | 9th grade | en |
dc.subject | Elementary School II | en |
dc.title | Perspectivas éticas em interface com a BNCC: sequências didáticas para o 9º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.license | Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saldanha, Marcelo Ramos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Klemz, Charles | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9638271117297229 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Meira, Vanessa Raquel de Almeida | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7377318165326100 | pt_BR |
dc.description.resumo | A finalidade deste trabalho é elaborar sequências didáticas em torno de perspectivas éticas em interface com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltada para os componentes curriculares do 9º Ano do Ensino Fundamental. A proposta do produto educacional procura colaborar com docentes no processo de abordagem da ética como objeto do conhecimento. A fundamentação teórica deste trabalho respalda-se inicialmente em perspectivas filosóficas, teológicas e pedagógicas de teóricos como Jurgen Habermas, Martha Nussbaum, Hans Jonas, Dietrich Bonhoeffer, Leonardo Boff, Paulo Freire, Ronald Duska, Calligaris entre outros, cujas estruturas conceituais são úteis para a reflexão e aplicação da ética no contexto educativo como propõe a BNCC. A metodologia adotada para a elaboração do produto consiste nas seguintes etapas: revisão bibliográfica e documental, elaboração e análise do produto educacional e, resultados esperados. A revisão bibliográfica e documental, assim como a análise e discussão da sequência didática, foram pautadas por diversos conceitos éticos em interface com a BNCC. Através desse produto educacional, pretende-se promover princípios éticos na adolescência, especificamente entre estudantes do 9º Ano. Além disso, as sequências didáticas objetivam desenvolver competências e habilidades no campo pessoal, social e ambiental alinhadas com a BNCC. | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.publisher.department | Teologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | EST | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1772260862964125 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Saldanha, Marcelo Ramos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4200614346009205 | pt_BR |