dc.creator |
Souza, Cláudia Diniz de Carvalho e |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-12T21:17:05Z |
|
dc.date.available |
2024-10-12T21:17:05Z |
|
dc.date.issued |
2024-07-12 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, , Cláudia Diniz de Carvalho e. O autocuidado na docência e a relação com a espiritualidade. 2024. 160 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1219 |
|
dc.description |
160 p. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The objective of this final master's thesis is to explore the contributions of spirituality to self-care in teaching and to analyze its relationship with the professional and personal development of educators. The methodology used in this research is exploratory, descriptive and explanatory. It is based on bibliographical reviews, documentary analysis and data collection. In order to achieve the proposed objectives and solve the problems that direct the theme in focus, a conceptual approach to care and self-care is presented, contemplating the physical, emotional and psychological dimensions, the reality of teaching in basic education, addressing aspects such as work overload, lack of preparation and illness of teachers, as well as the challenges faced by teachers in a fragmented teaching, where the lack of integration between the different dimensions of life can contribute to physical and emotional wear and tear.It also contemplates the intersection between self-care and spirituality in teaching, which culminates in proposals for self-care practices based on spirituality, considering the peculiarities of contemporary times. Based on the study, it can be concluded that spirituality plays a key role in the self-care of basic education teachers. Therefore, it is essential to value and encourage the implementation of self-care practices based on spirituality, providing educators with spaces and moments to connect with their spiritual dimension. These practices will not only contribute to the promotion of teachers' health, but also to their personal and professional growth, promoting a healthier and more welcoming educational environment. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Faculdades EST |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
TMP; |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Espiritualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Autocuidado |
pt_BR |
dc.subject |
Adoecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde emocional |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Spirituality |
en |
dc.subject |
Self-care |
en |
dc.subject |
Illness |
en |
dc.subject |
Emotional health |
en |
dc.subject |
Teaching |
en |
dc.title |
O autocuidado na docência e a relação com a espiritualidade. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.rights.license |
Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Herbes, Nilton Eliseu |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
Klemz, Charles |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9638271117297229 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
Ulrich, Claudete Beise |
|
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9944681145159594 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho final de mestrado é explorar as contribuições da espiritualidade para o autocuidado na docência e analisar sua relação com o desenvolvimento profissional e pessoal dos educadores. A metodologia utilizada nesta pesquisa é exploratória, descritiva e explicativa. Baseada em revisões bibliográficas, análises documentais e levantamento de dados. Na busca de atingir os objetivos propostos e solucionar os problemas que direcionam a temática em foco, apresenta-se uma abordagem conceitual sobre cuidado e autocuidado, contemplando as dimensões física, emocional e psicológica, a realidade da docência no ensino básico, abordando aspectos como a sobrecarga de trabalho, a falta de preparo e o adoecimento dos professores e professoras, bem como os desafios enfrentados por docentes em uma docência fragmentada, onde a falta de integração entre as diferentes dimensões da vida pode contribuir para o desgaste físico e emocional, e ainda a interseção entre o autocuidado e a espiritualidade na docência, que culminam em propostas de práticas de autocuidado baseadas na espiritualidade, considerando as peculiaridades da contemporaneidade. Diante do estudo, conclui-se que a espiritualidade desempenha um papel primordial no autocuidado de docentes da educação básica. Portanto, é imprescindível valorizar e incentivar a implementação de práticas de autocuidado embasadas na espiritualidade, proporcionando aos educadores e às educadoras, espaços e momentos para se conectarem com sua dimensão espiritual. Essas práticas não apenas contribuirão para a promoção da saúde dos docentes, mas também para seu crescimento pessoal e profissional, promovendo um ambiente educacional mais saudável e acolhedor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
EST |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2248580405964777 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Herbes, Nilton Eliseu |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6241748367735018 |
pt_BR |