dc.creator |
Fonteles, Christianne Silveira |
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dc.date.accessioned |
2024-10-12T20:24:08Z |
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dc.date.available |
2024-10-12T20:24:08Z |
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dc.date.issued |
2024-06-12 |
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dc.identifier.citation |
FONTELES, Christianne Silveira. Ensino religioso em contexto indígena: uma proposta de plano de ensino. 2024. 83 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Faculdades EST, São Leopoldo, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/1217 |
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dc.description |
83 p. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Brazil is a secular state and has a religious plurality. Religious Education (RE), as a curricular component, considers religious plurality in its normative documents. This research focuses on RE in an indigenous context, specifically in an indigenous school in the municipality of Caucaia, Ceará. The objective is to verify how RE occurs in an indigenous context. It problematizes teacher training and teaching material. The research uses public documents, such as those from the school (Pedagogical Political Project), the Municipal Department of Education, in addition to national sources, up to the National Common Curricular Base (BNCC). These sources are analyzed in light of theoretical references. It starts from the hypothesis that ER in indigenous schools must include the community's culture, as indigenous culture needs to be respected, valued and recognized. This implies specific curriculum planning for this context. Based on this, the research proposes lesson plans for the eighth year of elementary school, covering both the BNCC and the indigenous context. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Faculdades EST |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
TMP; |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas indígenas |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject |
Religious education |
en |
dc.subject |
Indigenous schools |
en |
dc.subject |
Planning |
en |
dc.title |
Ensino religioso em contexto indígena: uma proposta de plano de ensino |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.rights.license |
Licença Creative Commons: Este trabalho está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0. Para visualizar uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Klemz, Charles |
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dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9638271117297229 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
Brandenburg, Laude Erandi |
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dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2720814127433525 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
Lima, Maria José Costa |
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dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5800966002746537 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Brasil é um estado laico e possui uma pluralidade religiosa. O Ensino Religioso (ER), enquanto componente curricular, considera a pluralidade religiosa em seus documentos normativos. A presente pesquisa tem como tema o ER em contexto indígena, especificamente em escola indígena no município de Caucaia, no Ceará. O objetivo é verificar como o ER ocorre em contexto indígena. Problematiza a formação docente e o material didático. A pesquisa utiliza documentos públicos, como da escola (Projeto político Pedagógico), da Secretaria Municipal da Educação, além das fontes nacionais, até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas fontes são analisadas à luz de referencial teórico. Parte da hipótese de que o ER em escolas indígenas deve contemplar a cultura da comunidade, pois a cultura indígena necessita ser respeitada, valorizada e reconhecida. Isso implica em um planejamento curricular específico para este contexto. A partir disso, a pesquisa propõe planos de aula para o oitavo ano do ensino fundamental contemplando tanto a BNCC como o contexto indígena. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Teologia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
EST |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1328981568946262 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
Klemz, Charles |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9638271117297229 |
pt_BR |